Cortinas e persianas dão um toque de sofisticação e aconchego aos ambientes. Contudo, há muitas dúvidas com relação ao seu uso, se podem ser usadas em qualquer ambiente. Há quem ache que em ambientes corporativos seja mais adequado o uso de persianas do que de cortinas, mas não existem regras. Vamos falar um pouco de cada uma para te ajudar a deixar seus ambientes mais aconchegantes e imprimir sua marca.
Cortinas:
Há muitas variedades de tecidos para cortinas como algodão, linho, seda e voal. A cortina pode trazer alguns detalhes como laços e pingentes, depende muito do estilo. A forma como é disposta também varia, pode ser embutida em forro de gesso em um varão ou por um trilho de madeira cromado ou feito de outro material. Há tipos diferentes de prega também, como americana, fêmea e macho e o comprimento da barra geralmente é usado próximo ao chão.
Escolher a cortina que mais combina com o ambiente é uma tarefa complicada, mas você pode levar em consideração, além do seu gosto pessoal, o tecido, cor e comprimento. Cores neutras, desenhos delicados e tecidos mais finos são ótimos para estações mais quentes, enquanto cores fortes, estampas marcantes e tecidos grossos caem melhor em épocas mais frias, mas é possível encontrar um meio termo. A cortina deve cobrir toda a janela e não esqueça de que ela deve “conversar” com todos os elementos da casa.